MUSICA, DANÇA, TEATRO, PINTURA, LITERATURA

domingo, 1 de julho de 2012

APRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO TEATRAL FLADU FLA



A Associação Teatral “Fládu Fla” foi fundada no dia 14 de Agosto de 2002 por um grupo de legionários católicos, sob a iniciativa do Engenheiro Técnico Aeronáutico  Senhor Sabino Baessa. O reconhecimento da capacidade técnica dos elementos no âmbito do trabalho cénico contribuiu para a redifinição dos objectivos e a implementação de uma nova filosofia de trabalho. Essa nova filosofia é baseada na identificação, investigação e análise dos aspectos tradicionais da cultura caboverdiana, promovendo deste modo, o seu contacto com a nova geração. Esse contacto vai permitir à referida geração, sob as influências da evolução científica e tecnológica e ainda sob efeito do processo da globalização que o mundo está sujeito, a construção da sua identidade cultural perante diversidades culturais.


Paralelamente aos aspectos tradicionais da cultura caboverdiana, ainda Fládu Fla identifica e analisa os problemas que assolam a sociedade caboverdiana, criando textos dramatúrgicos relativo à temática que abordam questões de sensibilização das comunidades caboverdianas, denominado teatro de intervenção social.

Finalmente, Fládu Fla promove produções de trabalhos cénicos também no âmbito religioso. Pois, considera que a religião constitui o sentido de orientação da sociedade.

Orientado por um Conselho Superior constituido por: Teólogo, Psicólogo, Linguistas, Historiadora, Jornalista e pai do teatro caboverdiano - Dr. Francisco Fragoso, Fládu Fla pretende capacitar os associados tanto na vertente cénica como profissional.

Na presente data a associação conta com quarenta associados de 16 a 60 anos, sendo 90% dos associados situado na faixa etária de 18 a 30 anos. Os associados são da etnia europeia, africana, cubana e americana.


                        
1.1  – MISSÃO

A associação Teatral “Fládu Fla tem por missão primordial:
- Fomentar o mais elevado espírito de grupo e de integração social dos associados para um cabal exercício da cidadania;
- Promover o desenvolvimento da capacidade intelectual dos associados, tanto no âmbito da arte cénica como no campo profissional, bem como sensibilizá-los para uma educação moral, psicossosial e ética na construção de valores.
- Identificar, desenvolver e promover aspectos culturais por forma a garantir à nova geração um contacto directo com os valores tradicionais caboverdianos.

No processo do cumprimento dessa missão a associação produziu, até á presente data, os seguintes trabalhos artísticos:

1.2.1–  PEÇAS DE TEATRO

Em cena desde 2002, a Associação tem produzido trabalhos com motivação reforçada a cada ano que passa, no sentido de melhorar as suas performances, enquadrando e acompanhando as suas apresentações aos momentos que as sociedades vão atravessando. O percurso conta já com 9 anos de experiência, muita dedicação e vontade de.

Peças de Teatro apresentadas:
2.
Emigrason
3.
Flagelo
4.
Vida do Salvador
5.
Boka Lâmbiki
6.
Nha Grogu
7.
Família
8.
Jornada di Badiu
9.
Tribunal do Sentimento
10.
Profisia di Kriolu
11.
Dualidade Universal
12.
Sexta-Feira 13
13.
Prisépio
14.
Mente e Ambiente
15.
Ser e não Ser
16
Homem, eterno presioneiro

Toda a produção artística da associação é original. Desde a criação do conteúdo da dramaturgia, à encenação, passando pela definição do plano da iluminação e da banda sonora, a concepção gráfica do espectáculo e a produção do espectáculo propriamente dita. Todas as actividades são desenvolvidas e executadas voluntariamente pelos associados ao serviço da sociedade caboverdiana


1.2.2 –  AUDIOVISUAIS
 
No ambito das produções audiovisuais, a Associação Teatral “FLÁDU FLA” teve o previlégio de poder ter participado em alguns projectos. De facto, a associação tem o orgulho de poder ver os seus trabalhos expostos das mais variadas formas, seja em publicidade de sensibilização, outdoors, seja em curtas ou longas metragens.

Audiovisuais desenvolvidos:
1.
Priorizar a formação em vez da actividade sexual – M.A.J.D.
2.
II IDSR- I.N.E.
3.
Eleição 2006 – D.G.A.E.
4.
Campanha do cartão telefácil – TELECOM
5.
Projecto CCS – SIDA 2007/2008 (teste, não à discriminação e respeito pelos portadores de Virus ou doença VIH) – CCS-SIDA
6.
Apadrinhamento Escolar (curta metragem) – 2008 e 2009 - ICASE
7.
Pegadas (longa metragem) – FLÁDU FLA
8.
Apadrinhamento Escolar - Spot
9.
Campanha de Preservativo feminino








C:\Users\Sabino\Documents\Cartaz e bilhete\cartaz pegadas.jpgPROJECTOS 2011 e 2012:

- Produção audiovisual de algumas peças consideradas relevantes para o arquivo historico de Fladu Fla, em formato audioviaual;

- Organização do festival nacional do teatro  em meados do mes de Agosto 2012 


ALGUMAS FOTOGRAFIAS DA PEÇA JORNADA DI BADIU  E A VINDA DO SALVADOR






Sem comentários:

Enviar um comentário